Advertorial

Dicas de como tirar gordura do fogão


Atualizado em 02 de Abril de 2018

Se você é uma daquelas pessoas que adora cozinhar, mas foge na hora de limpar a sujeira que fica no fogão saiba que é mais fácil do que parece se livrar da gordura acumulada. A seguir reunimos algumas dicas preciosas para deixar o seu fogão como novo mesmo depois de alguns respingos. Que tal começar agora mesmo a limpeza?

Dicas especiais para eliminar a gordura do seu fogão

- Atenção para a segurança da limpeza

Para que você possa limpar o fogão com segurança é importante tirá-lo da tomada e jamais utilizar produtos inflamáveis. Quando for realizar a limpeza das válvulas cuide para que as bocas do gás permaneçam fechadas. Tomando essas precauções você evita acidentes que podem ser muito sérios.

- Escolha produtos adequados para o tipo do seu fogão

Como já mencionamos acima você deve evitar a todo custo utilizar produtos inflamáveis para a limpeza do seu fogão, mas além desse cuidado é essencial escolher itens alinhados com o material de que ele é feito. Se o seu fogão é inox é fundamental evitar materiais abrasivos como lã de aço que podem riscar a superfície. Buchas de fibra são excelentes para essa tarefa.

Outra questão a respeito dos produtos é a do aroma, uma vez que você cozinha seus alimentos no fogão é melhor evitar as versões muito perfumadas. Já pensou assar um frango no forno e ele sair cheirando a lavanda? Dê preferência para opções de aroma suave.

- Soluções caseiras para se livrar de manchas

Se o seu fogão anda cheio de manchas de gorduras não precisa se desesperar, pois existem algumas soluções caseiras e práticas para deixa-lo como novo. Uma das opções é fazer a limpeza local usando um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido em água quente. Outra boa dica caseira é usar o vinagre branco, basta aplica-lo sobre as manchas e aguardar cerca de dez minutos para que ele aja. Ao passar um pano ou papel toalha no fogão você irá perceber que a mancha virou coisa do passado.

- Procedimentos - Passo a passo

Remoçao das grades

Para realizar a limpeza corretamente comece retirando as grades do fogão e do forno. Será necessário remover os outros itens desmontáveis também. Todas essas partes devem ser mergulhadas numa bacia com água quente e um pouco de sabão neutro. Deixe a mistura agir por meia hora.

Vedando o forno

Na hora da limpeza é essencial evitar que o produto caia onde não deve, por isso é interessante usar alguns panos para tapar os buraquinhos de dentro do forno. Pode ser interessante também forrar o chão em volta do fogão para ter menos trabalho depois.

Limpeza

Prossiga a limpeza do seu fogão com um pano limpo ou uma bucha macia e não-abrasiva embebidos em água morna e um pouco de produto de limpeza. Passe o pano ou bucha com delicadeza pelo fogão para ir removendo a gordura e sujeira acumulados. Não se deve enxaguar, o procedimento correto em seguida é passar um pano seco ou uma toalha lustrando assim a superfície.

Com essas dicas você vai deixar seu fogão como novo mesmo depois de muitos respingos!