Advertorial

Dicas para acertar o prato seguindo uma receita


Atualizado em 02 de Abril de 2018

Algumas pessoas tem dificuldade em acertar no resultado final de um prato quando estão seguindo receitas. Isso não acontece porque a pessoa em questão não seja uma boa cozinheira e sim porque tem detalhes que podem atrapalhar. Basta observar, por exemplo, que em muitos casos esses mesmos cozinheiros acertam em cheio ao preparar receitas autorais. Então que tal conferir essas dicas e começar a preparar aquele bolo ou assado que ficou no passado?

Dicas para seguir receitas corretamente

- Leia a receita toda antes de começar

Parece uma dica óbvia? Pois, saiba que muitas pessoas tem o hábito de ir lendo a receita enquanto prepara o prato o que pode causar situações complicadas como, por exemplo, estar com vários ingredientes no fogo e descobrir que não tem ovos ou manteiga em casa. É interessante ter atenção para a forma como cada ingrediente será usado ao longo da receita.

- Faça o mise-en-place

O termo mise-en-place significa ter tudo à mão devidamente cortado e pesado. Esse cuidado prévio permite que seja mais fácil seguir os passos de preparo da receita. Por isso indicamos a leitura completa da receita, afinal entre os ingredientes pode estar escrito uma barra de chocolate e na hora de usar pode aparecer a necessidade de derretê-lo. Não tenha preguiça de ter esse cuidado extra, pois no meio da receita você se sentirá grato por ter tido esse trabalhinho.

- Questão de temperatura

A temperatura dos alimentos pode acarretar em diferenças no resultado final do seu prato. A menos que a receita peça algo diferente o ideal é que os ingredientes estejam em temperatura ambiente especialmente frutas, ovos e leite. No caso da manteiga a temperatura não é um critério tão relevante quanto a textura que deve estar como a de uma pomada lembrando um creme.

- Utensílios medidores

Para quem pensa que é frescura ter utensílios graduados na cozinha temos que lembrar que nem todos os copos e xícaras tem o mesmo tamanho. O ideal seria que as receitas informassem a quantidade em peso ou ml. Saiba que um pouco a mais ou a menos de determinado ingrediente pode representar um bolo solado, um caldo sem gosto e uma carne assada sem suculência. As colheres medidoras também são de grande ajuda na cozinha.

- Cozinha é treinamento

Essa dica é especial para quem adora pesquisar novas receitas, vale a pena fazer um teste antes de preparar o prato para receber amigos em casa. Já pensou se de repente essa receita não funciona tão bem na vida real como na internet? Além disso, esse teste te dá a chance de saber se você consegue ou não executar todas as etapas.

- Não desista

No caso de ter problemas para executar uma receita nas primeiras tentativas não se sinta frustrado, pois pode ser que daqui um tempo quando você tentar com mais paciência tenha um resultado mais satisfatório. Ser persistente combina com o apresso pela cozinha, nem todo dia se tem um desempenho de chef, mas sempre pode ser divertido.

Esperamos que você pratique várias receitas com essas dicas!