Advertorial

Dicas práticas para organizar a cozinha


Atualizado em 02 de Abril de 2018

Toda vez que você resolve preparar um prato especial desanima por que se lembra da bagunça que vive instalada na sua cozinha? Saiba que isso é mais comum do que você imagina, na correria do dia a dia nem todo mundo atenta para guardar os itens nos lugares de origem e com isso o ambiente pode sair do controle. Pensando nisso listamos algumas dicas práticas que vão te ajudar a colocar ordem de vez nesse cômodo e transformar seu relacionamento com as panelas e utensílios em muito mais amigável.

Dicas para ter uma cozinha mais organizada

- Selecione o que ficará guardado na cozinha

Sabe qual é o principal erro de organização que as pessoas cometem na cozinha? Guardar nesse ambiente objetos que não são de uso diário. Pratos e copos usados para as refeições cotidianas podem e devem ficar nos armários da cozinha, porém, as louças refinadas utilizadas para receber visitas não precisam ocupar espaço nesse local uma vez que são usados menos vezes. A dica então é selecionar para deixar na cozinha somente o que você usa com frequência, o resto pode ser mantido em outros espaços.

- Ganchos nas paredes

A pia da sua cozinha é um dos focos de bagunça? Para começar a dar jeito nessa situação indicamos que você opte por ter ganchos presos as paredes para que possa pendurar os utensílios que mais usa no dia a dia. Prateleiras também funcionam bem e otimizam o espaço. Mas, é claro que não tem como não mencionar o acúmulo de louça suja como um dos fatores que levam a bagunça no local. A forma mais eficaz de combater o problema é lavar tudo o que foi usado logo após o preparo da refeição.

- Guardando as compras do supermercado

Ao chegar em casa com as compras do supermercado tenha atenção para a forma mais assertiva de guardar esses itens. Deixe na frente os alimentos que tem data de validade mais próxima de vencer. Isso evita prejuízo e embalagens com produtos vencidos cheirando mal na sua cozinha.

- Fogão e geladeira devem ficar distantes

O fogão não deve ficar próxima a geladeira pelo fato de que os respingos que saltam durante o preparo das refeições podem sujar a geladeira. Mas, além disso, esse distanciamento é interessante para evitar sérios acidentes como, por exemplo, num descuido abrir a porta da geladeira e derrubar panelas pelo impacto no cabo.

- Atenção a organização das gavetas

Se você estabelecer uma organização razoável para a sua cozinha e for capaz de mantê-la nunca mais terá problemas com bagunça. Separe os utensílios por categoria de acordo com o seu uso e guarde os paninhos em rolinhos para que fiquem mais fáceis de manusear e ocupem menos espaço.

- Faxina

Um assunto delicado, mas que não pode ser deixado de lado para manter a organização na cozinha. Se na sua casa é feito almoço e/ou jantar todos os dias é interessante passar um pano limpo na coifa assim como na parede atrás do fogão. Essa é uma medida para reduzir o acúmulo de sujeira e fazer a faxina durar mais tempo. Quem usa a cozinha com menos frequência pode apostar em fazer faxina a cada 15 dias.

A organização não precisa ser uma tarefa complicada, basta que você dedique algum tempo a estabelecer método e ordem e siga cumprindo essas regras.