Advertorial

Como fazer a correta higienização de frutas e verduras?


Atualizado em 02 de Abril de 2018

Para oferecer ao nosso corpo uma boa dose de vitaminas e nutrientes é fundamental incluir em nossas refeições uma boa quantidade de frutas e verduras. Porém, esses alimentos devem passar por alguns cuidados de higienização antes de serem consumidos, pois aqueles que não são orgânicos receberam algumas doses de agrotóxico para que crescessem mais e para protegê-los das pragas que atacam os cultivos.

Além disso, mesmo os alimentos orgânicos passam pelo manuseamento dos funcionários da feira ou mercado e clientes que estão escolhendo o que vão levar para casa. Dessa forma as frutas e verduras que chegam ao seu lar estão com uma boa dose de bactérias e resíduos de agrotóxicos. Melhor seguir o passo a passo de limpeza, não é mesmo?

Aprendendo a fazer a higienização das frutas e verduras

Como higienizar verduras

O tipo de verdura que demanda mais atenção na higienização por ter mais chances de conter algumas sujeirinhas escondidas em meio as suas folhas. Para lavar com mais assertividade corte o talo dessa verdura e lave folha a folha para que fiquem bem limpinhas. Folhas que apresentem manchas do sol ou que estejam com visual murcho deverão ser descartadas.

Feita essa primeira seleção coloque as folhas numa bacia grande contendo 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. As folhas deverão ficar nessa imersão por cerca de 15 minutos, em seguida lave novamente as folhas com água corrente e use papel toalha para secá-las.

Leve as folhas para a geladeira. Se na hora que você for utilizá-las ainda sentir o cheiro de água sanitária indicamos que mergulhe as folhas novamente numa bacia, mas agora com uma solução de vinagre na proporção de uma colher de sopa para cada ½ litro.

Como higienizar frutas

O procedimento para a higienização de frutas pode ser o mesmo usado para as folhas. Tenha atenção extra com as frutas que são consumidas com a casca, nesse caso você deverá mergulhá-las na bacia com água sanitária e usar uma esponja para esfregar a sua superfície externa. Depois de ter feito isso deixe as frutas fiquem imersas na solução por mais ou menos 1 hora e meia. Depois basta enxaguar com água corrente, seque bem e leve para a geladeira.

- Uvas

Uma fruta que é um pouco mais complicada de higienizar, mas que faz a alegria de muitas pessoas. No caso de cachos de uva recomendamos que você solte uva por uva do cacho cuidando para manter o galinho delas. Com todas avulsas siga o procedimento de lavar na solução de água sanitária, depois na água corrente e por fim guardar secas na geladeira.

Como higienizar legumes

Muita gente pensa que pelo fato de que boa parte dos legumes é cozida antes de ser consumida não precisa de cuidados extras de higienização. Saiba que não é todo tipo de bactéria que a água fervente consegue eliminar. Sendo assim antes de cortar ou descascar esses alimentos mergulhe-os na solução de água com água sanitária. O objetivo é eliminar micro-organismos que possam fazer mal para a saúde do ser humano.