Advertorial

Dicas para deixar suas frituras sequinhas e crocantes


Atualizado em 02 de Abril de 2018

O modo de preparo que mais tem fãs com certeza é a fritura que deixa qualquer alimento mais crocante e saboroso. Porém, para que as qualidades desse preparo possam ser devidamente apreciadas é fundamental ter alguns cuidados especiais, afinal quem nunca errou a mão e deixou algum item pesado ou com muito óleo?

Dicas para acertar na hora de preparar as suas frituras

- Atenção à umidade dos alimentos

Você sabia que boa parte do efeito oleoso das frituras aparece devido à umidade dos alimentos? Sendo assim se você irá fritar legumes a dica é leva-los ao micro-ondas por alguns minutos para que se mantenham crocantes e seja desidratados. Promover a desidratação dos alimentos a serem fritos é uma excelente estratégia, pois assim eles estão selados e absorvem menos óleo.

- Temperatura

Jamais se deve colocar o alimento que irá ser frito no óleo ainda frio, isso vale tanto para quem está usando uma frigideira como para quem vai usar uma fritadeira. O óleo somente se torna apto para dar crocância aos alimentos quando está numa temperatura a partir de 190°C, pois isso permite que os itens sejam mergulhados e logo em seguida subam. Cuidado que alguns alimentos como coxinhas, por exemplo, podem acabar estourando quando em contato com o óleo frio.

- Secando no papel absorvente

Uma forma de evitar que seus alimentos fritos fiquem encharcados de óleo é deixa-los escorrer sobre papel absorvente. Basicamente você deve deixar as suas frituras descansando um pouco, se achar que elas estão muito oleosas pode ‘secá-las’ com o papel toalha.

- Empanando

Um truque que ajuda a deixar as frituras mais sequinhas é empaná-las na farinha de trigo ou amido de milho antes. Essa farinha ‘seca’ a umidade dos alimentos, eliminando o passo de levar ao micro-ondas, e ainda deixa o resultado final sem aquele visual encharcado.

- Substituindo ovos por leite

Alguns salgadeiros de plantão substituem as claras ou ovos inteiros por leite na hora de empanar coxinhas, rissoles, bolinhas de queijo entre outros porque isso deixa o resultado final mais sequinho. Os salgadinhos devem ser passados no leite e depois na farinha de rosca, depois é só fritar como de costume.

- Massa de salgadinhos no congelador

Ainda no campo dos salgadinhos podemos dar mais uma dica, deixe a massa por cerca de uma hora no congelador antes da modelagem. Isso ajuda a fazer com que a farinha fique melhor aderida a massa e não comece a soltar quando entrar em contato com o óleo quente.

- Água fervente

Um truque que muitos cozinheiros profissionais utilizam para retirar o excesso de óleo das frituras é mergulhá-las em água fervente. A ideia é simples, assim que retirar os itens da frigideira ou fritadeira você deverá mergulhá-los em água fervente com o próprio utensílio usado para fritar. Afunde as frituras por apenas alguns segundos na água quente e observe os resultados. Pode ficar tranquilo que não tem perigo nenhum de estouro ou respingo.

Não precisa sentir culpa na hora de fritar alimentos, só fique atento para evitar o encharcamento de óleo!